sexta-feira, 18 de novembro de 2011

DESAFIO SOLAR

Desafio Solar

O Ubá Suy Aram, monocasco que representa a Univali e o curso de Tecnologia em Construção Naval no Desafio Solar encerrou sua participação este ano no evento ocupando a segunda colocação na classificação geral.
A primeira etapa da competição no ano que vem acontece de 17 a 24 de março em Florianópolis e a equipe do Ubá está confiante na vitória. “Com a instalação do equipamento MPPT, pago pela Schottel do Brasil, nosso mais novo patrocinador, monitoramos e gerenciamos todos os demais sistemas da embarcação. E com o novo motor que está para chegar, estamos certos de que poderemos vencer os barcos da UFSC ” garante o professor Roberto Barddal.

A última etapa de 2011 aconteceu entre os dias 25 e 30 de outubro em Paraty, no Rio de Janeiro e teve a participação de treze equipes universitárias, entre elas UFRJ, UFSC e UDESC.

O Ubá participou de oito provas com a seguinte equipe:
Vinícius de Moreira Moraes Lopes, Carlito Francisco de Oliveira, Gustavo Carvalheiro Reiser, todos alunos e João Carlos Lino, eltricista da equipe. Além dos professores Arthur Augusto de Andrade Ennes e Roberto Barddal, também coordenador do curso na Univali.
Em seis delas, nossa embarcação chegou em segundo lugar e a prova de slalon não foi completada por causa de dificuldades nas manobras. Porém, na prova de prólogo (que verifica se os barcos atingem a velocidade mínima de três nós) o Ubá chegou em primeiro.

O monocasco de Itajaí disputou diretamente com o o barco Guarapuvu da UFSC, que representou o Brasil no ano passado na Frisian Solar Challenge, uma competição semelhante que acontece na Holanda.
Atingindo uma velocidade máxima de 13 nós, e fazendo uma média nas provas de 5,8 nós, o Ubá Suy Aram terminou a etapa em segundo lugar na classificação geral no ranking nacional, segundo lugar na categoria monocascos e segundo lugar na classificação geral da etapa de Paraty.

Um comentário:

  1. Caros colegas, gostaríamos de ressaltar que o nome de nosso monocasco é Guarapuvu. Qualquer dúvida pode ser retirada em nosso site www.barcosolar.ufsc.br. Gratos, Vento Sul.

    ResponderExcluir