A Embarcação





A idealização do projeto feita a partir de reuniões entre alunos e professores, teve como foco principal a construção do casco dentro da própria universidade, justamente devido ao perfil do Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval. A partir desta premissa, começou-se a fazer um levantamento de possíveis materiais que posteriormente seriam utilizados na construção do casco. Foi então que teve-se a idéia de construir todo o casco da embarcação com Isopor® (Poliestireno Expandido), revestido com fibra de vidro, devido a sua baixa densidade (cerca de 24 kg/m³) e facilidade de manipulação.




O projeto da embarcação foi desenvolvido pelo professor e engenheiro naval Arthur Augusto Andrade Ennes e com o professor e coordenador do curso Roberto Barddal, dentro do LAPRON - Laboratório de Projetos Navais da Univali, onde foram utilizados softwares como o SolidWorks®, DeltShip®, Maxsurf®, AutoCad® e outras ferramentas e métodos de projeto. 

As principais dimensões do monocasco são: 

Comprimento total: 6,00m 
Boca moldada: 1,13m 
Pontal moldado: 0,46m 
Calado de projeto 0,12m.

Para a construção do casco foi utilizado um bloco de Isopor® de 6,0 x 1,2 x 0,5 m, onde a partir dele foi usinado separadamente o casco e o convés da embarcação. Todo o processo foi realizado no Estaleiro Catarina Yachts, localizado na cidade de Navegantes – SC, onde foi utilizada uma das maiores CNC (Computer Numeric Control) da América Latina. Para a usinagem do casco e convés foram necessárias cerca de 60 horas de trabalho.

Completada essa etapa de usinagem, o casco começou a receber o acabamento final no LACON – Laboratório de Construção Naval da Univali, com o auxilio de alunos e sob a supervisão do professor e coordenador Roberto Barddal e do professor e técnico laboratorista Carlito Francisco de Oliveira Filho.

O bloco usinado de Isopor® recebeu tanto por fora como por dentro uma camada de tecido de fibra de fidro, com gramatura de 120g/m², inteiramente laminado com resina epóxi. Os montantes de sustentação das placas solares, assim como o bloco de sustentação do painel de comando também são construídos de Isopor® laminado com fibra de vidro e resina epóxi.




Ao final do processo de laminação, o casco recebeu a pintura final, começando pela aplicação da base de aderência Primer Epóxi Isocianato Galverette, logo em seguida o anticorrosivo Primer Epóxi Intergad Epa e finalmente a aplicação da tinta final, Esmalte Sintético na cor preta (obras vivas) e Esmalte Poliuretano Alto Sólidos na cor amarela (obras mortas).



O hélice foi projetado e construído especialmente para o conjunto motor e casco da embarcação, pela metalúrgica Daniela em São Paulo/SP. Foi usinado em polipropileno (resina termoplástica) em uma CNC (Computer Numeric Control).