terça-feira, 31 de janeiro de 2012

EPE conclui em fevereiro estudo para desenvolver energia solar

RIO - O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, afirmou que os estudos para desenvolver a energia solar no país estão "praticamente" prontos e serão enviados no próximo mês para o Ministério de Minas e Energia. De acordo com ele, uma das principais questões do estudo trata do incentivo da utilização de energia solar nas residências, com a instalação de medidores inteligentes, que medirão a energia que entra e que sai das casas.

"A Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] já colocou isso em audiência pública e a EPE está fazendo analises de outras medidas complementares que poderiam ser desenvolvidas pelo governo para a instalação de painéis fotovoltaicos nas residências se tornar mais atrativa", disse Tolmasquim.

Tolmasquim também destacou a importância da criação de preços mais competitivos. "A participação da energia solar em leilões também está sendo estudada", ressaltou. Tolmasquim preferiu não falar sobre os preços esperados para a venda da energia nos leilões, mas explicou que será divulgada em breve uma relação das expectativas de preços e possíveis incentivos fiscais para o desenvolvimento da energia no país.

"Podemos nos basear no cenário da energia eólica, que começou muito pequena e hoje é o sucesso que é", disse.

(Marta Nogueira /Valor)
Disponível em :http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2012/01/30/epe-conclui-em-fevereiro-estudo-para-desenvolver-energia-solar.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário